Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são usados para proteger a integridade do profissional em suas atividades, evitando acidentes de trabalho e prejuízos tanto ao colaborador como ao empregador.
Por isso, é fundamental a inspeção correta dos equipamentos de proteção e segurança, com o objetivo de identificar, no elemento de trabalho, os possíveis riscos de danos.
Isso porque o uso de um instrumento de segurança danificado pode causar malefícios iguais ou piores do que não utilizar o EPI em funções de risco. Um exemplo disso é o uso de um respirador com o filtro danificado, que pode acumular partículas em seu interior e possibilitar que o funcionário inale todo o acúmulo de partículas filtradas que não deveria passar para o interior da máscara.
O uso de EPIs está descrito na NR 35 e devem na aquisição e periodicamente serem inspecionados antes do início dos trabalhos em uma inspeção rotineira. Ademais, deve-se registrar as inspeções tanto na aquisição quanto nas inspeções periódicas.
Você sabia que o conhecimento e a aplicação das Normas Regulamentadoras estipuladas pelo...
Antes de uma empresa realizar operações em espaços confinados, como em reservatórios de água,...
É normal que algumas pessoas sintam um certo desconforto em um ambiente confinado. Por outro...
Os serviços ofertados pelas empresas são essenciais para a economia do país. Eles geram...