O Ensaio de Vedação é obrigatório para os usuários de respiradores com vedação facial e deve ser feito em uma sala fora da área de risco, onde se determina, qualitativa ou quantitativamente, a capacidade do usuário em obter uma selagem adequada de um determinado modelo e tamanho de respirador, obedecendo a um procedimento padronizado.
Existem muitos formatos de rosto e diversos modelos e tamanhos de máscaras. Por isso, o ensaio de vedação é fundamental para verificar a adequação do respirador selecionado à face do usuário.
De acordo com o Programa de Proteção Respiratória – Recomendações (PPR), seleção e uso de respiradores, da Fundacentro, todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta bem ao seu rosto.
Os ensaios de vedação qualitativos são aqueles em que uma substância é dispersa no ar, com o usuário utilizando o respirador que está sendo testado. Já os quantitativos, são aqueles que medem o vazamento de ar entre a máscara e a face do trabalhador, não dependendo da reação do usuário.
Você sabia que o conhecimento e a aplicação das Normas Regulamentadoras estipuladas pelo...
Antes de uma empresa realizar operações em espaços confinados, como em reservatórios de água,...
É normal que algumas pessoas sintam um certo desconforto em um ambiente confinado. Por outro...
Os serviços ofertados pelas empresas são essenciais para a economia do país. Eles geram...