Manutenção industrial: o que é e quais os tipos
A manutenção industrial é caracterizada pela combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Antigamente, a manutenção industrial era apenas uma atividade de apoio, atualmente ela passou a fazer parte da estratégia de custos e gestão de ativos de uma empresa. O planejamento e controle da manutenção (PCM) tem uma função desejada por qualquer indústria: a confiança.
A confiabilidade é um técnica qualificativa que é transformada pela manutenção em dados quantitativos. Segundo os tipos de manutenção, planeja-se uma estratégia que visa o aproveitamento total dos equipamentos e máquinas.
Tipos
A manutenção pode ser dividida em 3 conceitos, sendo eles:
Manutenção corretiva
A mais tradicional das manutenções é a corretiva, uma vez que ela é a mais simples e trata-se do conhecido “quebrou, consertou”. A manutenção corretiva é dividida em:
- Manutenção corretiva urgente: situação conhecida como a de apagar incêndios, onde a máquina ou equipamento quebrou e o seu conserto precisa ser feito o mais rápido possível;
- Manutenção corretiva programada: quando a máquina quebra, mas a sua manutenção pode ser programada ou seja é realizado um planejamento após a quebra e a máquina então ficará em pane até a data agendada;
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva caracteriza-se pela periodicidade ou seja faz-se um planejamento da manutenção levando em conta dados estatísticos de uso do equipamento.
Essa medida é indicada quando existe um desgaste contínuo. De acordo com as instruções do fabricante, a manutenção vai acontecer exatamente naquele ponto de desgaste limite e com segurança antes da quebra ou de sua falha.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva é conhecida porque mostra um caminho diferente dos outros dois métodos. Essa manutenção tem como filosofia a monitoração dos equipamentos continuamente.
A manutenção é feita através tanto de aparelhos e instrumentação como também com os sentidos humanos. A manutenção preditiva exige maior conhecimento do responsável, através de análises térmicas, de óleo, por exemplo. O profissional precisa “sentir” o que está acontecendo.
Na máquina ou equipamento pode ser uma vibração anormal, um som diferenciado ou um encaixe fora do lugar. Junto com a tecnologia que captura as sutilezas no monitoramento, a manutenção preditiva tem uso mais frequente em casos graves de equipamentos fundamentais para um sistema.
A Defendi Assessoria presta serviço de ensaio de vedação, espaços confinados, plantão de resgate e serviço de inspeção de equipamentos. Todos os serviços disponibilizados com segurança e qualidade para você e sua empresa. Seus treinamentos são capacitados para as mais diversas especialidades.
Espaços confinados
Esse treinamento da Defendi Assessoria apresenta os riscos envolvidos e as técnicas seguras de realizar uma entrada e trabalho no interior dos espaços confinados.
EC-TR – Entrada e trabalho em espaços confinados – trabalhadores e vigias
Em cumprimento da Portaria MTE n° 202, de 22 de dezembro de 2006 – Publicado no Diário Oficial da União, em 27 de dezembro de 2006, Norma Regulamentadora n° 33 (NR 33), e a NBR 14.787, que tratam de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
Objetivos
Apresentar os riscos envolvidos nos trabalhos em espaços confinados e as técnicas seguras de realizar uma entrada e trabalho no interior dos espaços confinados.
Público alvo
Trabalhadores, vigias, soldadores, eletricistas, mecânicos, ajudantes, pessoal de manutenção em geral e todo pessoal envolvido em trabalhos no interior de espaços confinados.
Conteúdo
Definições de espaço confinado; reconhecimento, avaliação e controle de riscos; funcionamento de equipamentos utilizados; procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho e noções de resgate e primeiros socorros. Treinamento teórico e prático.
Pré-requisitos
Estar em boas condições físicas. Será necessário apresentar um atestado de saúde como apto para o treinamento.
ES-SUP – Entrada e trabalho em espaços confinados – Supervisor
Em cumprimento da Portaria MTE n° 202, de 22 de dezembro de 2006 – Publicado no Diário Oficial da União, em 27 de dezembro de 2006, Norma Regulamentadora n° 33 (NR 33), e a NBR 14.787, que tratam de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
Objetivos
Apresentar os riscos envolvidos nos trabalhos em espaços confinados, uso da permissão de entrada, técnicas seguras de realizar uma entrada e trabalho no interior dos espaços confinados, primeiros socorros voltado para os espaços confinados e técnicas básicas de resgate em espaços confinados.
Público alvo
Brigadistas, bombeiros, técnicos de segurança, engenheiros de segurança, supervisores e todas as pessoas que estejam envolvidas com a liberação dos trabalhos confinados.
Conteúdo
Definições de espaço confinado; legislação de segurança e saúde no trabalho; reconhecimento, identificação de espaços confinados, avaliação e controle de riscos; critérios de indicação e uso de equipamentos para controles de riscos; conhecimentos sobre práticas segura em espaços confinados; programa de proteção respiratória; funcionamento de equipamentos utilizados; procedimento e utilização da Permissão de Entrada e operações de salvamento. Treinamento teórico e prático.
Quer saber mais sobre os treinamentos da Defendi Assessoria? Entre em contato.